Playstation | Megadrive | Super Nitendo | Game Boy

O clássico que cabe no bolso... e na janela

O maior sucesso da história dos portáteis, a linha Game Boy é um arraso desde os anos 80. Venha conosco, acompanhe as transformações do videogame de bolso da Nintendo e ponha os jogos para rodar no seu micro!

Por Paulo C. Barreto - 30/08/2002

Download

Há inúmeros emuladores de Game Boy disponíveis na Internet para download, e mal saiu o Game Boy Advance, começaram a proliferar os emuladores para o novo portátil. Tal como o GBA "de verdade", o Visual Boy Advance também é compatível com os jogos para os Game Boys antigos; por isso, concentraremos nossa explicação nesse fascinante emulador.

Antes de mais nada... Veja se você tem tudo que é necessário para rodar o Visual Boy Advance:

a) Um computador rápido (a documentação recomenda pelo menos um Pentium III de 500MHz)

b) Windows 95 ou superior;

c) DirectX 7 ou superior

d) Um descompactador de arquivos (só para abrir o pacote compactado e, conforme a necessidade, as ROMs dos jogos)..

Para baixar o emulador WinUAE, clique aqui! (318 KB)

Instalação e Configuração

Para abrir o arquivo que você acabou de baixar, você precisará de um descompactador de arquivos. Experimente o BraZip: é completíssimo e é em português!

Crie uma pasta fácil de acessar (de preferência, na própria Área de Trabalho) e descompacte todo o conteúdo do pacote do Visual Boy Advance (o arquivo visualboyadvance_10a.zip que está em sua Área de Trabalho) para a nova pasta.

Como usar o emulador

Agora que você já baixou e descompactou o Visual Boy Advance, saiba como usá-lo: abra a pasta na qual você descompactou os arquivos do Visual Boy Advance. Dentro dessa pasta, clique duas vezes no ícone do aplicativo VisualBoyAdvance. Aparece a janelinha do emulador, sem nenhum jogo carregado.

Onde estão os jogos?

ROMs são os arquivos com os conteúdos dos cartuchos originais do videogame. Como costuma acontecer nos emuladores, o Visual Boy Advance não vem com as ROMs: é preciso obter separadamente a ROM de cada jogo que você deseje rodar.

Para encontrar as ROMs, dê uma olhada nos links que listamos na coluna da direita. Mas não se esqueça de que é ilegal possuir uma cópia de uma ROM em seu computador sem ter o jogo original.

Como pôr as ROMs para rodar

Com o emulador aberto, pressione Control + O (letra O, não número 0) e procure o arquivo compactado com a ROM que você tenha baixado. Não se preocupe com descompactação: o Visual Boy Advance reconhece automaticamente arquivos "zipados". Cuidado para não confundir ROMs de Game Boy com ROMs de outros videogames.

Quando a ROM é carregada, o emulador buscará um modo de compatibilidade para rodá-la. ROMs em preto e branco do Game Boy clássico funcionarão sempre. Dependendo do caso, ROMs específicas para Super Game Boy, Game Boy Color ou Game Boy Advance poderão exigir seleção manual. Vá ao menu Options | Gameboy e selecione uma das siglas abaixo de "Automatic" conforme a necessidade do seu jogo.

Outros itens do menu Optins poderão ser úteis para reconfigurar a exibição dos jogos, melhorar o áudio e aumentar a prioridade de processamento. Experimente o que ajudará no seu caso.

A ação do jogo

Você pode usar seu joystick compatível com Windows ou as seguintes teclas:

- Direcional: Setas de direção do teclado

- Botão A: tecla Z

- Botão B: tecla X

- Botão L: tecla A

- Botão R: tecla S

- Botão Select: tecla Backspace

- Botão Start: tecla Enter

- Speed: Barra de espaço

Para conferir a lista de comandos e reconfigurar as teclas, entre no emulador e vá ao menu Options | Joypad | Configure.

Free Web Hosting